Artigos Brasil Comunicação Sustentável

Unidade!

Foto Ricardo Stuckert

Unidade

Substantivo feminino, a qualidade ou o estado de ser um, ou único.

A minha relação com o dicionário é um tanto controversa, definitivamente eu não consigo viver sem o dicionário do Silveira Bueno, ao longo desse ano tenho refletido muito sobre “unidade” e dicionários…

Esse ano tem sido muito importante para um exercício de reflexão e observação.

Tenho mastigado com instinto selvagem, todos os livros do Albert Camus, que tenho em minha singela biblioteca,  eu sei e tenho a certeza que sobreviveremos, essa certeza vem de algum labirinto o qual nos perdemos quando tentamos encontrar a nossa ancestralidade.

Antes do isolamento “social”, decorrente da Covid-19, uma prima minha, que mora em uma pequenina cidade aqui em Minas Gerais veio me visitar ( estávamos numa sorveteria, a única aqui da minha cidade), a minha prima disse:

– Sarah, você já parou e pensou que a nossa existência depois de tudo que nossos bisavós e avós passaram, é um milagre?

Nunca mais tomei sorvete.

Eu sinto muito orgulho, da parte de minha família que é de origem indígena e cabocla ( o termo caboclo é bem classista e errado), e quando contamos para as pessoas que a nossa bisavó era índia e lavava roupa para gente branca e rica, as pessoas não acreditam em nós, porque também somos brancas de pele, mas ricos nunca fomos ( até porque nunca conheci um trabalhador rico, ou trabalhadora rica), as pessoas nunca acreditam em nossa ancestralidade porque existe uma “geometria sociológica”  do racismo, no mundo ocidental ( em qualquer mundo, ou qualquer lugar que se possa chamar de mundo)  a “raça” é vista na pele, a cor da pele.

Mas eu posso falar da minha experiência, eu posso falar do sentido da “unidade” que posso usufruir ou do que realmente aprendi.

Hoje portanto, vejo o quanto foi difícil aprender, escutar e falar, o ano de 2020 tem sido constrangedor, mas também tem sido uma caminhada de persistência.

Unidade o dinheiro não compra. Unidade é estado de espírito. Unidade é estar e ser ancestral. Unidade é amor. Unidade é empatia. Unidade é desconsiderar as regras apertadas, de um pais totalmente sdr como o nosso ( sem raça definida, é o que colocam na carteirinha de vacinação dos meus cachorros).

Percebi que a Unidade, é a maior e a melhor herança que os Povos Originários nos deixaram.  

Unidade, para os indígenas ( também não gosto deste termo, brasileiros acredito que seja o correto!), é amar e perdoar, esse é o sentido da unificação, enquanto humanos, estar unidos é simples e não há possibilidade de conflitos, unidade é o individuo conduzindo sua própria vida e ajudando na condução das outras vidas, a vida é um ciclo de perdão e amor.

Perdoar e amar, é a unidade da vida humana na Terra!

“ Quem perdoa pouco, ama pouco…” , assim disse Jesus Cristo aos seus apóstolos, só lamento que em 2020, as pessoas ainda não percebam, a unidade!

Foto Ricardo Stuckert
Views All Time
Views All Time
32
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *