Saúde Integrativa

Tabagismo, fuja!

 

Por Sarah Tempesta

 

Tabagismo, fuja!

Parar de fumar é difícil ou impossível!
Mas pare.
O tabagista não pode ser visto como alguém que faz algo errado, tabagismo é uma doença!
As pessoas começam a fumar inocentemente acreditando que é um prazer ou uma forma de socialização. Ao longo do tempo o vicio se estabelece e aí a doença está presente na vida do tabagista em vários aspectos: emocional e fisiológico!
Se você é um tabagista, procure ajuda. Existe tratamento alopático e homeopático para controle e até mesmo o fim vicio pelos cigarros.
Uma dica, se você está em fase terapêutica ou pensando em parar de fumar, evite o álcool, bebidas alcoólicas induzem a vontade de fumar!
Caminhadas e exercícios físicos leves ajudam nesse processo de parar de fumar.
A OMS, divulgou que cerca de 25 milhões de pessoas já morreram por doenças causadas oriundas através do tabagismo, este dado da OMS está tabulado dos anos de 1950 até 1990. Mas o número de pessoas vitimas das doenças do tabagismo só cresce!
Outro fato importante, não existe fumante passivo! Se uma pessoa fuma ao seu lado, você está sujeito as mesmas substancias tóxicas do cigarro do fumante que está ao seu lado.
Procure um médico, pneumologista de preferência para uma avaliação da sua capacidade respiratória, se você é fumante provavelmente sua respiração e atividades de olfato e paladar estarão em risco!
A enfizema pulmonar, é discreta. Ela vem devagar e silenciosa. O médico pneumologista pode detectar se ela a enfizema pulmonar já veio ou virá!
O SUS, tem tratamento para fumantes, também pode ser uma alternativa.
Muitas doenças vem por conta do uso de cigarros, a cardiopatia é uma delas e essa pode levar a outras, pense antes de acender um cigarro!
Água, beba muita água.
Evite café e derivados de cafeína.
O que é comprovado cientificamente como terapia funcional para o auxilio funcional para o fim do vicio do tabagismo são os exercícios físicos, exercícios físicos liberam endorfina e a endorfina traz bem estar mental e físico!
E você que não é tabagista não faça discursos cheio de regras morais, o tabagismo é uma doença, ajude e não atrapalhe nesse processo doloroso que é findar um vicio!
Você tabagista, fuja de tudo que lhe remeta a vontade de fumar!
Como fugir?
Num primeiro momento decida se você quer parar de fumar.
A decisão por si só já ajuda a buscar alternativas para uma vida nova e saudável!

Views All Time
Views All Time
621
Views Today
Views Today
7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *