Por Natanael Saulo
Hoje em dia as coisas estão acontecendo tão rápido, que quase todo mundo é capaz de escrever um artigo sobre alguma coisa, porque não tem especialista pra dar conta de tanta informação.
O mesmo evento eu acho que acontece na política, ao mesmo tempo em que tem muita gente falando muita coisa, o fato é que ninguém tem a solução final, o modelo está insustentável e nós estamos dizendo isso a décadas; com a exceção de que, nesta última, ganhamos um megafone gigante, que é a internet. Essa ferramenta não é deliberativa, mas é capaz de provocar fissuras nas colunas de qualquer império. A primavera árabe provou que nem as piores ditaduras resistem á mobilizações virtuais, que logo se tornam “reais”, ou não! E isso é que é bonito: liberdade de escolha.
A história recente, e os conceitos da sustentabilidade me dão a visão clara de que o sistema político atual é insustentável, está ruindo e deve cair em algum momento. Cabe a nós decidirmos coletivamente o que vai estar no lugar dele quando isso acontecer.
Natanael Saulo, estudante de Pós Graduação em Gestão Pública. Coordenador de iniciativas para o terceiro setor e movimentos de bairro. Brasília-DF.

