Sustentabilidade

Sustentabilidade é, entre muitas coisas, arte

globalNosso entrevistado, Alberto Donizetti Cândido Monteiro, mais conhecido como Beto, reside em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, é artista plástico por gosto e dom. Com seus cinquenta anos de idade ao lado de sua esposa, Katia Maria Americano, ele nos conta um pouco sobre sua forma de enxergar e praticar a sustentabilidade. Sua casa, que mais parece um loft sustentável, foi toda construída de refulgo “Sempre gostei de reaproveitar tudo e transformar o refulgo em arte.

Quando comecei a construir essa casa um amigo ofereceu os tijolos de uma casa que estava pra ser demolida e disse que eu poderia fazer a demolição para reaproveitar os tijolos. Tudo aqui, portas, janelas, mobília e outros tantos objetos, provém do reaproveitamento de algo” conta ele mostrando, com uma imensa empolgação, uma maquina de costura antiga que se transformou em um lavatório de um lindo lavabo que ele construiu. Todos que por ali passam ficam encantados, desde o mais simples cidadão  até mesmo os arquitetos das melhores universidades. Dá pra sentir a inspiração sustentável que move o Beto a fazer seu trabalho, que para ele parece ser bem mais que isso.

Ele também é autor de várias obras de arte,  advindas da criatividade sustentável e usando matéria prima reaproveitada. Sua mais recente empreitada foi a construção de um “Cavalo de Tróia” construído com ferro reaproveitado. Além disso ele divide sua rotina de artista plástico sustentável atuando, voluntariamente, na direção de uma instituição que ajuda dependentes químicos chamada Clínica São Rafael, que hoje abriga vinte e duas pessoas. Lá ele dá palestras, aconselhamentos e também ajuda na captação de recursos para que essa instituição continue com sua nobre e humana atuação. Ao ser perguntado sobre a sustentabilidade não hesita “sustentabilidade pra mim é, entre muitas coisas, arte e também pensar no bem comum.

Views All Time
Views All Time
620
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *