Somos todos latinos!
Por Sarah Tempesta
A América Latina não é um “parque” temático de diversões para europeus!
A América Latina, tem sua identidade própria construída através dos povos que aqui chegaram e pelo cristianismo ( Brasil e México são os países com o maior número de Cristãos, fonte Caritas – 2017).
Somos todos latinos!
Não somos o clichê dos filmes e das novelas repetidos à exaustão pela mídia européia e norte americana.
A colonização foi dura e implacável com os povos originários. E por vezes ainda nós latinos somos reféns dos “colonizadores”, que insistem em nos controlar economicamente, socialmente e politicamente.
Os livros de história mentiram! Mentiram demasiadamente.
Provavelmente as futuras gerações possam relatar a história como ela é ou foi!
Eu , como brasileira e latina assumo minha identidade com diversidades étnicas, mas sou existencialmente e filosoficamente cristã, latina e brasileira.
O Brasil por vezes se afasta de sua latinidade, como se isso fosse possível! Impossível, nós brasileiros compramos a idéia do mundo ideal Norte Americano e Europeu, e é exatamente isso que os ditos países de primeiro mundo querem, a desidratação da América Latina, para que possam “oficialmente” nos recolonizar.
Nós latinos sabemos quem somos e sabemos resolver nossos problemas.
Sabemos e escolhemos a nossa fé ( católica, evangélica, espírita, religiões de matrizes africanas e tantas outras) , nossa cultura (tão rica e colorida), nossas comidas e até mesmo o queremos ser e qual o legado contemporâneo que deixaremos para as futuras gerações.
As mulheres latinas são muito fortes, a América Latina nos fez forte. Resistimos ao descaso do imperialismo que nos escraviza e por vezes até nos amedronta.
As mulheres latinas, mães, trabalhadoras e guardiãs da cultura latina, são mulheres com fé e força. A luta é diária, tudo é complexo. Salários baixos, pobreza, misoginia e toda a doutrinação patriarcal herdada dos colonizadores.
Estamos mudando, estamos entendendo e vivenciando novas lutas, novas experiências. Temos voz!
Gostaríamos, sonhamos e desejamos que o mundo todo fosse melhor, porém precisamos proteger e organizar nossas vidas latinas!
O mundo ainda é um lugar com linhas delimitadas pelos países ricos.
Mas a força de homens e mulheres latino americanos, é maior que tudo. Os latinos superaram qualquer coisa através da fé, resiliência, amor e dor! A dor nos fortaleceu.
Latinos são sobreviventes e fortes, temos caridade e compaixão, esse é o motivo porque nós latinos nos identificamos com povos de países tão distantes e que sofrem os abusos do capitalismo selvagem e promovem guerras e miséria.
O mundo será um lugar melhor, e nós latinos ajudaremos nessa construção política, econômica e social.
( Sarah Tempesta, Cuba 2002)

