Mundo

Somos todos latinos!

Somos todos latinos!

Por Sarah Tempesta

A  América Latina não é um “parque” temático de diversões para europeus!

A  América Latina, tem sua identidade própria construída através dos povos que aqui chegaram e pelo cristianismo ( Brasil e México são os países com o maior número de Cristãos, fonte Caritas – 2017).

Somos todos latinos!

Não somos o clichê dos filmes e das novelas repetidos à exaustão pela mídia européia e norte americana.

A colonização foi dura e implacável com os povos originários. E por vezes ainda nós latinos somos reféns dos “colonizadores”, que insistem em nos controlar economicamente, socialmente e politicamente.

Os livros de história mentiram! Mentiram demasiadamente.

Provavelmente as futuras gerações possam relatar a história como ela é ou foi!

Eu , como brasileira e latina assumo minha identidade com diversidades étnicas, mas sou existencialmente e filosoficamente cristã, latina e brasileira.

O Brasil por vezes se afasta de sua latinidade, como se isso fosse possível! Impossível, nós brasileiros compramos a idéia do mundo ideal Norte Americano e Europeu, e é exatamente isso que os ditos países de primeiro mundo querem, a desidratação da América Latina, para que possam “oficialmente” nos recolonizar.

Nós latinos sabemos quem somos e sabemos resolver nossos problemas.

Sabemos e escolhemos a nossa fé ( católica, evangélica, espírita, religiões de matrizes africanas e tantas outras) , nossa cultura (tão rica e colorida), nossas comidas e até mesmo o queremos ser e qual o legado contemporâneo que deixaremos para as futuras gerações.

As mulheres latinas são muito fortes, a América Latina nos fez forte. Resistimos ao descaso do imperialismo que nos escraviza e por vezes até nos amedronta.

As mulheres latinas, mães, trabalhadoras e guardiãs da cultura latina, são mulheres com fé e força. A luta é diária, tudo é complexo. Salários baixos, pobreza, misoginia e toda a doutrinação patriarcal herdada dos colonizadores.

Estamos mudando, estamos entendendo e vivenciando novas lutas, novas experiências. Temos voz!

Gostaríamos, sonhamos e desejamos que o mundo todo fosse melhor, porém precisamos proteger e organizar nossas vidas latinas!

O mundo ainda é um lugar com linhas delimitadas pelos países ricos.

Mas a força de homens e mulheres latino americanos, é maior que tudo. Os latinos superaram  qualquer coisa através da fé, resiliência, amor e dor!    A dor nos fortaleceu.

Latinos são sobreviventes e fortes, temos caridade e compaixão, esse é o motivo porque nós latinos nos identificamos com povos de países tão distantes e que sofrem os abusos do capitalismo selvagem e promovem guerras e miséria.

O mundo será um lugar melhor, e nós latinos ajudaremos nessa construção política, econômica e social.

 

 

( Sarah Tempesta, Cuba 2002)

 

 

 

Views All Time
Views All Time
1344
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *