Sustentabilidade

"Ser sustentável é acreditar que tudo que se move e tudo se transforma"

Por Rodrigo Medeiros

whatsapp-image-2016-10-13-at-19-42-23

A palavra sustentabilidade esta mais presente do que nunca nesses últimos tempos, principalmente por causa das mudanças climáticas, catástrofes naturais e etc. É muito natural ligar a palavra sustentabilidade com a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais. Na verdade esses atos são nada mais do que uma parte rasa do conceito dessa palavra tão atual e ao mesmo tempo na prática, tão histórica.

Sustentabilidade é comportamento,  é um estilo de vida equilibrada. Para exercer esse estilo de vida devemos levar em conta, principalmente, a vivência do passado e presente para poder ter condições de planejar e construir um futuro equilibrado, ou se preferirem sustentável. Sustentabilidade na minha vida, nada mais é do que o equilíbrio.

Nessa atual crise de valores, onde tudo tem o seu preço ao invés de ter o seu valor, onde tudo – ou quase tudo –  se corrompe em detrimento de um sistema capitalista agressivo onde somos colocados entre as escolhas de ser e ter, viver de forma sustentável pode ser a mais antiga prática para resgatar valores perdidos ao longo do tempo e trazer de volta a esperança para as futuras gerações.

A prática sustentável abre um leque imenso para [re]pensar a nossa vida como um todo. Com a chamada correria do dia a dia muitas pessoas acham que é impossível viver de maneira sustentável, mas ser sustentável é acreditar que tudo se move e tudo se transforma. Nessa transformação devemos interferir de maneira propositiva com práticas positivas e equilibradas – sustentáveis –  para que não só o nosso futuro não esteja em cheque, mais também o futuro de todas as formas de vida existente, inclusive nossos filhos, filhas, netos, netas (…) Por esse viés, mais sustentabilidade por favor!

Views All Time
Views All Time
642
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *