O que parecia algo tão simples tem sido tema de estudos avançados para a evolução humana. A gente evolui também através das ciências, porém, não somente com descobertas de curas alopáticas ou novas tecnologias. Seu corpo e mente, trabalhando juntos, são capazes de te livrar de alguns remédios.

Quantas vezes ao dia paramos para perceber o ritmo da nossa respiração, se o ar está chegando adequadamente aos órgãos e, principalmente, ao cérebro?

De acordo com o cardiologista Bruno Valdigem, em artigo publicado no site Minha Vida, a falta de ar ou “dispneia” (termo médico) é a sensação de que a respiração não está sendo satisfatória. Em outras palavras, o cérebro entende que a ação de ventilar (ato de inspirar e expirar o ar) não é suficiente para suprir a demanda do corpo. Se o oxigênio não for suficiente, o cérebro irá buscar outras formas de captar energia.

 

Foto: cerebroniad.blogspot.com

 

Vivemos uma rotina que, muitas vezes, sem a gente perceber, o dia nos condiciona a um ritmo acelerada. Trabalho, estudos, família, vida social, compromissos, redes sociais, meta de vida, meta do dia – e da semana, projeto atrasado, boletos e finanças. Coisas que quero fazer, que preciso fazer e  que não fiz. Ufa!

Quem nunca comentou a outro: “hoje foi tão corrido que mal tive tempo de respirar”, não é mesmo? Justamente nesse dia foi que mais tivemos dores e os pensamentos aceleraram tão rápido quanto os carros de uma corrida de Fórmula 1. Deve ter tido também aquele dia em que quis terminar uma tarefa mas não conseguiu focar.

Um estudo brasileiro publicado no site de artigos científicos Scielo apresentou dados de amostra prática com pessoas que passam por transtornos de ansiedade e síndrome do pânico. Em oito sessões, com expansão do autoconhecimento e  práticas respiratórias, o grupo pôde experimentar melhoras no seu bem estar, alteração positiva do pensamento sobre as situações temidas, controle da respiração e controle do pânico. A partir destes ganhos, eles obtiveram também controle de sintomas corporais.

Há 3 anos, faço uso de uma técnica de respiração consciente. Posso afirmar que essa prática me livrou de muitas crises e problemas como ansiedade, dores nas costas, peito e cabeça. Até de cólica fui salva, mesmo quando a técnica não fazia parte da minha rotina. Confesso que demorei um pouco a trazê-la para o dia a dia, até que, voltando para casa numa noite, no ônibus, após um dia cheio, sentei no banco com dor de cabeça e a sinusite atacada. Lembrei de tudo o que precisava fazer quando chegasse no meu destino final. Logo veio a lembrança dessa ferramenta. Então me acomodei, fechei os olhos e dei início a um “instante” que durou 30 minutos e eu praticamente não notei passar.

Nesse período tive outras experiências. Às vezes, a cabeça estava uma confusão. Passado, presente e futuro, tudo explodindo ao mesmo tempo. Eu procurava um cantinho só pra mim e respirava por alguns minutos. Era um imenso alívio!

Aqui deixarei a respiração consciente que faço. Sinta-se à vontade para procurar outras técnicas e usar aquela que mais faz sentido para você.

Respiração Consciente ‘Touch Of Light’

Passo 1: Sente – se de forma confortável.

Passo 2: Inspire pelo nariz e expire pela boca.

Passo 3: Ao inspirar, faça com as mãos e braços o movimento de trazer o ar para o peito.

Passo 4: Ao expirar, faça o movimento com as mãos de espalhar o ar do peito para o ambiente/universo.

Passo 5: Quando inspirar, repita mentalmente o mantra do Touch: “EU SOU LUZ EM AÇÃO”

Passo 6: Quando expirar, repita mentalmente: “E AMOR EM EXPANSÃO”.

Sinta seu corpo relaxar e sua respiração ficar cada vez mais lenta.

Dica: 21 dias é o tempo ideal para repetir a sequência completa, à partir daí, todo processo ficará gravado na sua memória celular e será mais rápido sentir os benefícios da respiração em qualquer lugar quando você apenas respirar fundo e lembrar do mantra.

Vamos falar sobre o mantra?

Você já deve ter ouvido alguém dizer ‘as palavras tem poder’, certo? Agora, lentamente, repara bem em cada palavra dessa frase: EU SOU LUZ EM AÇÃO E AMOR EM EXPANSÃO!

Consegue sentir o poder que há nessa afirmação? Quando eu inspiro, trago ao meu peito, para mim, para o meu coração e para as minhas memórias celulares(DNA) que EU SOU LUZ, mas não uma luz estagnada, EU SOU LUZ EM AÇÃO, em movimento, em evolução. Quando eu expiro levo do meu peito a vibração e espalho para o ambiente, e para o mundo, que sou AMOR EM EXPANSÃO, que reverbero e contribuo em pleno amor, um amor que vai crescer cada vez mais. Uau!! São benefícios multiplicados. Em outro momento, falarei mais sobre os efeitos das palavras no cérebro.

Depois que estiver familiarizada se pegará parando algumas vezes no decorrer do dia para simplesmente respirar fundo. Com esse processo você se manterá em estado de presença, no agora, focada. Aquela ânsia no estômago que vem com a ansiedade, logo passará. Aquele incômodo nas costa ou aquela lembrança que parece ter saído do fundo do baú disposta a encher o saco, também passarão, afinal, você estará mais preocupada em sentir a leveza e tranquilidade de um corpo em pleno equilíbrio.

Experimente!

 

“NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS REPETIDAS VEZES, REPETIDAMENTE.

A EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM EFEITO, MAS UM HÁBITO”.

ARISTÓTELES.

 

 

Views All Time
Views All Time
929
Views Today
Views Today
4

Hanna Pereira

Hanna Pereira é Mobilizadora social, Consultora e assessora de candidaturas jovens, terapeuta holística, palestrante e Idealizadora do movimento Elas Na Política e do Observatório Caiçara da Cidadania. Tem 28 anos e é de São Vicente, SP.

More Posts - Website

Hanna Pereira é Mobilizadora social, Consultora e assessora de candidaturas jovens, terapeuta holística, palestrante e Idealizadora do movimento Elas Na Política e do Observatório Caiçara da Cidadania. Tem 28 anos e é de São Vicente, SP. | Website

Hanna Pereira é Mobilizadora social, Consultora e assessora de candidaturas jovens, terapeuta holística, palestrante e Idealizadora do movimento Elas Na Política e do Observatório Caiçara da Cidadania. Tem 28 anos e é de São Vicente, SP.



Posts relacionados

O uso do Ácido Fólico, o recorde de vendas em dezembro…

Depressão na infância e adolescência! Famílias estruturadas são fundamentais para a prevenção desta doença. #SetembroAmarelo

Depressão! Tem cura, não se desespere!

CARTA DA GRATIDÃO para você que não a viu passar.

A importância do círculo de mulheres como apoio e contribuição para a saúde feminina!

A química por trás da água