Artigos

RenovaMata: coletivo popular em prol da sustentabilidade e da cultura.

Por Rennan Toledo

O Grupo RenovaMata é um coletivo da cidade de Caxambu – MG, sul de Minas Gerais, que tem como seu tripé de trabalhos o meio ambiente, sustentabilidade e cultura. Este coletivo vem se destacando por seu vasto trabalho de conscientização desenvolvido em sua cidade sede, contabiliza-se mais de 50 atividades, totalmente desenvolvida e gratuitas aos cidadãos e voluntários que se inscrevem ao RenovaMata. Destaca-se também os mutirões promovidos pelo grupo, que no qual já retiraram da principal área de recarga das águas de Caxambu, esse que é o maior complexo hidromineral do planeta, mais de sete toneladas de lixo, que visando a longo prazo uma maior preservação ambiental e dos mananciais locais.

Com o fechamento de sua sede e espaço cultural nas dependências do parque das águas de Caxambu, o Grupo RenovaMata, agora parte para um novo desafio, levar a mensagem da conscientização para os pontos mais distintos da comunidade caxambuense, com a elaboração de um calendário e levando suas atividades aos mais variados bairros do município, será utilizada praças, ruas, e os mais variados espaços, mas sempre com intuído de passar uma mensagem sobre a sustentabilidade agregada as suas raízes culturais e ambientais.

Contabilizando sete anos de existência o Grupo RenovaMata está em seus últimos passos para se transformar em uma ONG, com o estatuto pronto, faltando apenas aprovação em reunião interna e os transmites legais para assim ser sacramentado.

Referencia em sua micro região na promoção de um grande encontro de consciência ambiental anual, este que está indo para sua 6° edição em 2017, o Grupo RenovaMata já vem trabalhando e fechando grandes parcerias, com instituições publicas e privadas, garantindo grandes surpresas para esse ano.

O Grupo RenovaMata além de estar finalizando para se sacramentar ONG, inicia nos próximos dias um movimento cultural denominado “Abraço as Parque das águas”, onde após a finalização de questões burocráticas, será escolhido um dia no mês de março para desenvolvimento do pertencimento local, fazendo uma “corrente humana” de proteção, segundo a diretoria do grupo é uma atividade de não apenas mostrar as grandes corporações que estão atentos as questões sustentáveis e ambientais , mas ao mundo todo que o parque e suas águas fazem parte do caxambuense e o caxambuense é parte integral do parque. Será promovida em todo decorrer da parte externa do complexo do parque ações culturais e sociais, além de uma ampla abertura para manifestações dos mais variados aspectos, visando a liberdade de expressão do cidadão.

O Grupo RenovaMata esta atrás de parceiros para intensificar seus trabalhos, e além de lema vê em você um grande potencial de ser “+1 fazendo a diferença’ , acompanhe as páginas nas redes sócias instagram e facebook e fique por dentro de todas as atividades, participe!!

Entre em contato com o Grupo RenovaMata pelo email: grupo_renovamata@hotmail.com

Atualizado dia 21 de fevereiro às 9:58: Marcelo Freixo apoia RenovaMata!

Views All Time
Views All Time
392
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *