Por Sarah Tempesta
Precisamos falar sobre suicídio!
Primeiramente fique atento aos sinais!
Sempre quando algum amigo ou familiar está em situação de vulnerabilidade emocional, percebemos mas sempre temos a vaga impressão de que é uma melancolia ou depressão.
A depressão é uma doença gravíssima, existem vários fatores que podem levar à depressão: fatores orgânicos, traumas, ansiedade, perda de algo (emprego, mudança de cidade, problemas financeiros, insatisfação pessoal, no trabalho ou na vida familiar e etc!).
Os sinais: euforia excessiva ou melancolia crônica.
A euforia em excesso é um escudo do ansioso, e ansiedade é um elástico que se rompe em um determinado momento da vida pois pessoas ansiosas tendem a fazer muitas atividades e obviamente que nenhum corpo produz cerotonina suficiente, então o ansioso passa para a fase da melancolia e tristeza oriundos de um corpo exausto na verdade!
O melancólico, tende a ser quieto e reservado.
O melancólico, soma os problemas e multiplica e guarda pra si, porém não conversa e não dá sinais intensos que algo está psicologicamente desorganizado.
A “normalidade”, está mais presente nas pessoas que sim sentem tristeza, choram com facilidade, praticam confissões com seus amigos ou familiares, gritam e rebatem argumentos. Normalmente este perfil psicológico são de pessoas que fazem resolução de problemas.
Os problemas: pessoas com tendências suicidas, observem elas não resolvem problemas! Acumulam problemas.
Comumente o suicida planeja o suicídio com muita antecedência, por isso precisamos estar atentos.
Ajude ao menor sinal de confusão emocional seu amigo ou familiar (confusão mental é um dos sinais mais comuns, e muitas vezes é confundido com bipolaridade). Leve a pessoa a um psicólogo e um psiquiatra, os médicos serão fundamentais nesse processo para cura ou controle de qualquer que seja a doença que possa levar ao suicídio! Medicamento e terapia são a melhor opção.
Nunca, nunca despreze uma pessoa!
Não faça parecer menor a dor do outro!
Se alguém lhe pedir ajuda e confessar que não está bem e possuí sentimentos suicidas, ajude imediatamente!
A solidão é a maior sala de espera para o suicídio, sempre esteja com a pessoa mesmo que isso lhe custe tempo e paciência!
Suicidas tem uma relação quase de tara pelo domingo, os depressivos acreditam que o domingo é o dia “D”! Sendo assim mesmo que te falte vontade, passe o domingo com a pessoa e aguente firme, pois tratamento, remédio e amigos evitam a tragédia!
O Brasil é um país onde o tabu sobre tratamento psiquiátrico e terapia com psicólogos, ainda é muito forte. Mas vale insistir, medicação, terapia e atenção são uma possível solução!
Salvando a vida de quem você ama, você está se salvando!
Faça o bem, faça algo por alguém e este alguém será sadio e feliz e estará na sua vida!

