Sociedade

Precisamos falar de suicídio!

Por Sarah Tempesta

Precisamos falar sobre suicídio!

Primeiramente fique atento aos sinais!
Sempre quando algum amigo ou familiar está em situação de vulnerabilidade emocional, percebemos mas sempre temos a vaga impressão de que é uma melancolia ou depressão.
A depressão é uma doença gravíssima, existem vários fatores que podem levar à depressão: fatores orgânicos, traumas, ansiedade, perda de algo (emprego, mudança de cidade, problemas financeiros, insatisfação pessoal, no trabalho ou na vida familiar e etc!).
Os sinais: euforia excessiva ou melancolia crônica.
A euforia em excesso é um escudo do ansioso, e ansiedade é um elástico que se rompe em um determinado momento da vida pois pessoas ansiosas tendem a fazer muitas atividades e obviamente que nenhum corpo produz cerotonina suficiente, então o ansioso passa para a fase da melancolia e tristeza oriundos de um corpo exausto na verdade!
O melancólico, tende a ser quieto e reservado.
O melancólico, soma os problemas e multiplica e guarda pra si, porém não conversa e não dá sinais intensos que algo está psicologicamente desorganizado.
A “normalidade”, está mais presente nas pessoas que sim sentem tristeza, choram com facilidade, praticam confissões com seus amigos ou familiares, gritam e rebatem argumentos. Normalmente este perfil psicológico são de pessoas que fazem resolução de problemas.
Os problemas: pessoas com tendências suicidas, observem elas não resolvem problemas! Acumulam problemas.
Comumente o suicida planeja o suicídio com muita antecedência, por isso precisamos estar atentos.
Ajude ao menor sinal de confusão emocional seu amigo ou familiar (confusão mental é um dos sinais mais comuns, e muitas vezes é confundido com bipolaridade). Leve a pessoa a um psicólogo e um psiquiatra, os médicos serão fundamentais nesse processo para cura ou controle de qualquer que seja a doença que possa levar ao suicídio! Medicamento e terapia são a melhor opção.
Nunca, nunca despreze uma pessoa!
Não faça parecer menor a dor do outro!
Se alguém lhe pedir ajuda e confessar que não está bem e possuí sentimentos suicidas, ajude imediatamente!
A solidão é a maior sala de espera para o suicídio, sempre esteja com a pessoa mesmo que isso lhe custe tempo e paciência!
Suicidas tem uma relação quase de tara pelo domingo, os depressivos acreditam que o domingo é o dia “D”! Sendo assim mesmo que te falte vontade, passe o domingo com a pessoa e aguente firme, pois tratamento, remédio e amigos evitam a tragédia!
O Brasil é um país onde o tabu sobre tratamento psiquiátrico e terapia com psicólogos, ainda é muito forte. Mas vale insistir, medicação, terapia e atenção são uma possível solução!
Salvando a vida de quem você ama, você está se salvando!
Faça o bem, faça algo por alguém e este alguém será sadio e feliz e estará na sua vida!

Views All Time
Views All Time
775
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *