Artigos

Os Baristas chegaram! Com arte e afeto, irão conquistar seu coração e paladar!

O café é uma paixão mundial! Em especial no Brasil. 

Para ser Barista precisa estudar, atualmente no Brasil existem muitos cursos técnicos ou de especialização em classificação, degustação e Barista.

Além de estudar para ser Barista, tem que ter talento e muita disciplina. É uma profissão bastante complexa que exige concentração, aprimoramento constante e muito afeto com os clientes.

O afeto se faz necessário porque ser Barista não é somente servir uma linda xícara de café, é também entender todo o ambiente que se propõe ao cliente para que este se sinta confortável e acolhido em seu momento de pausa para o café.

A juventude brasileira assim como a européia se rende cada vez mais as cafeterias para marcar encontros, reuniões e até mesmo para estarem sós em companhia apenas de uma xícara de café.

O Barista reconhece seus clientes através da pessoalidade, do gosto de cada um.

Muitas vezes os Baristas são tão afetuosos, que criam amizades com clientes, fornecedores e com todas as pessoas que se interessam por café.

Barista não é somente profissão!

Ser Barista é arte!

Barista, conquista as pessoas através de seus requisitos: especialistas em café, paladar apuradíssimo, delicadeza na confecção artística nas xícaras e profissionalismo levado ao último grau de competência e concentração.

Os Baristas estão sempre atentos ao movimento e a dinâmica dos clientes nas cafeterias para melhor atende-los!

Cinco em cada dez jovens brasileiros residentes em capitais do Brasil, preferem as cafeterias para degustar um bom café! Oito em cada dez jovens ingleses residentes em capitais preferem as casas de chás e lojinhas de café para degustação de um bom chá e um bom café, em Berlim todos os jovens entrevistados preferem as cafeterias para marcarem encontros do que parques e suas próprias casas. ( Fonte The Guardian, Edição Café e Juventude.)

Os Baristas “técnicos”, os que ministram cursos e treinamentos também estão no contexto das competências e especialidades que o café demanda. Um professor que esteja em atividade de treinamento com pessoas que desejam ser Baristas, primeiramente necessita ter paciência e delicadeza para entender que cada pessoa tem uma impressão, sensação, apreciação e identificação própria com o café!

Realidade: o café é um produto muito consumido, e cada pessoa tem um jeito ou a escolha do seu café, cabe ao Barista entender, identificar e também fazer com que as pessoas se interessem em conhecer novos cafés, novos sabores, novas combinações e portanto assimilar todo o valor que uma singela xícara de café pode trazer como mensagem. Mas o café tem prioritariamente a mensagem do aconchego e conforto seja em um momento solitário e tendo o café como companhia ou entre amigos, ou aquela sua avó bacana que sempre lhe serviu café com bolo, café também é memória afetiva.

Renda-se ao café! Procure conhecer o belo trabalho dos Baristas e renda-se a arte do café e todos os sabores e memórias afetivas que essa bebida cada vez mais consumida no mundo nos proporciona!

Marcelo Stark, Marília Balzani e Rafael Bosco, são jovens Baristas brasileiros que vieram para conquistar a arte do café, e já conquistam em suas atividades com garra, sonhos e paixão!

Porque a vida é feita de sonhos e paixão! E se vier com uma xícara de café para acompanhar essa jornada, a vida terá mais sabor!

Bem vindos todos os Baristas!

 

( Foto: Marília Balzani, Marcelo Stark e Rafael Bosco.)

Views All Time
Views All Time
882
Views Today
Views Today
3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *