Sociedade

O desafio da comunicação!

 

 

O desafio da comunicação!

Eudes Moraes

“o professor leva o conhecimento ao aluno, o mestre leva o aluno ao conhecimento”.

A pesquisa de opinião revela por amostra um determinado momento. O levantamento estatístico permite uma percepção clara do que essa fatia representa dentro de um universo maior. Em pesquisa sempre está em jogo confiança e credibilidade.Com ela em mãos, aos marqueteiros compete a tarefa do que fazer oupara quem gosta da arte de criar fatos que impactem na reconstrução da forma de ser visto e percebido.

O entendimento errado sobre o conceito de comunicação é muito comum.

De maneira simplista, confunde-se comunicar com informar. Embora, as duas andem juntas, conceitualmente, são diferentes. Dominique Wolton em seu livro “Informar não é comunicar”, ensina que “não existe comunicação sem informação, mas a informação pode sim existir sem comunicação”. E vai além, quando clarifica que “A informação é a mensagem e que a comunicação é a relação, que é muito mais complexa”.

Como um facho de luz, o ensinamento de Marshall Mcluhan em seu livro – Os meios de comunicação como extensões do homem -, dá um tiro certeiro quando afirma que: “o aquecimento de um dos sentidos tende a produzir hipnose, o esfriamento de todos os sentidos redunda em alucinação”. Ou seja, hoje o que se vê são pessoas cada vez mais “certas” das suas opiniões e “cegas” para as opiniões alheias.
Ora, o pior cego é aquele que não quer enxergar. A comunicação é percepção, cria expectativas e amalgama a relação de confiança e credibilidade, enquanto a informação aumenta o conhecimento e comunica novidades. Por ser unilateral, deixa livre para opiniões reativas e desencadeamento de crises.
Manter um grupo de pessoasbem informado é uma prática que por si só não colhe ideias, soluções e não resolve crises. O processo de comunicação pressupõe diálogo com o receptor epara saber se houve comunicação positiva é preciso terrespostas. Se a taxa derejeição for expressiva é porque não houve comunicação e simplesmente houverecepção de informações eivadas de normas.É isso, cumpra-se! Ninguém gosta dessa prática despótica.

Para ficar mais compreensível essadiferença, a palavra comunicação tem em sua origem latina o significado de comunhão. Assim, a informação é o objeto a ser transmitido, enquanto comunicação significa relação. Informar é dar notícia (boas novas) ou cientificar, enquanto comunicar tem o condão de estabelecer uma relação, de ligar, de unir. O fato de se reunir para informar não significa a ocorrência do processo de unir. Quem se utiliza de comunicados, informa decisões unilaterais, sem jamais estar refletindo a ocorrência de uma negociação.

Todos consomem informações pela Internet e redes sociais. Estamos ávidos por informar. Os blogs se multiplicam e as linhas dos ‘timelines’ registram o que pensamos e nem por isso, estamos nos comunicando. A comunicação ocorre quando é possível modificações de atitudes e comportamentos.Esse feedback se constitui na resposta dos interlocutores, em geral na vida real e não pelas avenidas virtuais. Quem receber informações e for alcançado pelo processo de comunicação será proativo e estará pronto para contribuir e ajudar para se alcançar os objetivos.
A comunicação só é efetiva quando existe uma troca, uma interação, onde ambas as partes dialogam. A partir do momento que não há essa “via de mão dupla”, há informação, jamais comunicação. Se não há informação o caos se estabelece e o conflito social é inevitável porque quem tateia às escuras não tem a menor condição de colocar comunicação em prática. As pessoas querem ser ouvidas e aqui reside a riqueza de ideias e opiniões e ocorre a construção de identidades e o sentimento de pertencimento. Se não houver comunicação relacional jamais haverá sucesso na relação entre emissores e receptores. O resto é ruído.
“Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma”.

Eudes Moraes é cronista, poeta, contista e romancista.

Views All Time
Views All Time
738
Views Today
Views Today
3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *