Brasil Sustentabilidade

Manuela d’Ávila e o Desenvolvimento Sustentável

Quando falamos em sustentabilidade logo remetemos o nosso pensamento às futuras gerações. Afinal, queremos deixar um mundo melhor para os nossos filhos e netos viverem. É cada vez mais comum discussões em torno da ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras,ou seja,  de modo que essas futuras gerações continuem a utilizar os meios naturais.

Vejo que esta é uma questão que tende a evoluir (se combinada a políticas públicas eficientes). O desenvolvimento sustentável virou pauta frequente nas escolas e no mercado empresarial. Esse estreitamento do conceito com a própria introdução às práticas sustentáveis relaciona-se cada vez de forma mais direta com nossa sociedade.

Estamos avançando na questão da conscientização da sociedade, mas ainda é preciso muito mais. Questões econômicas ainda imperam. Esta possibilidade de avanço está diretamente ligada às questões de políticas públicas que se relacionem com os princípios de sustentabilidade. Precisamos, por exemplo, de aprimoramento de políticas públicas eficazes para a promoção do bem estar humano que enfrentem a luta pela erradicação da pobreza, através da produção de alimentos.

Em um passado não muito distante, os recursos naturais do nosso país, foram explorados sem cessar. O conceito que se tem sobre sustentabilidade está limitado às ideias de desenvolvimento, de maneira que o governo, precisa imediatamente agregar preocupações ecológicas e ecossociais para as políticas públicas no Brasil.  As políticas públicas para a sustentabilidade devem ser realizadas para que possam induzir uma melhoria real nas vidas da população pobre.

Para que isso se consolide, é preciso que sejam respeitados os recursos de maneira prudente, punindo ações de desenvolvimento econômico que tenham como decorrência a exploração errada dos recursos naturais. Explorações feitas de forma desordenada (como muitos projetos que estão em execução no nosso país) podem implicar em avarias muito maiores, com resultados negativos ainda mais danosos para economia do nosso país.

Views All Time
Views All Time
625
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *