Artigos Brasil Comunicação Sustentável Sociedade

Jaime, uma conversa interessante!

Jaime, uma conversa interessante!

Instagram

Jaime, uma conversa interessante, sempre!

A função de um jornalista não é entrevistar alguém, entrevistar alguém é um talento para poucos, entrevistar é saber sobre o que se entrevista, quem é o entrevistado, qual o motivo da entrevista, entrevista é a arte do diálogo, onde duas pessoas estabelecem o saber ouvir e a resposta inteligente e expressiva, poucas entrevistas nos prende à atenção!

Mas quando vemos Jaime Spitzcovsky e Luiz Felipe Pondé, onde Jaime é o entrevistador e Pondé o entrevistado, claramente temos a sensação que dois homens inteligentes estão de maneira didática e educada, abordando temas de relevância máxima para sintetizar alguns recortes sociais como política, sociedade, educação e filosofia, assuntos esses que interessam a qualquer pessoa, e o interesse aumenta porque eles são elegantes e muito francos nas análises, e isso é uma preciosidade em tempos de internet, pessoas como eles são um oásis em meio a um deserto digital ocupado por ignorância e intolerância.

Confesso que eu tinha um distanciamento com o trabalho de Luiz Felipe Pondé, eu achava a filosofia dele a mesma coisa que o “cover” que The Cure fez da música do Joy Division, “love will tear us apart” ou seja, uma filosofia desconstruída e muito acadêmica e com pessoalidade.

O bom da vida é mudar de opinião, rever conceitos e admirar as pessoas, e através da entrevista que Jaime Spitzcovsky fez com Luiz Felipe Pondé, me fez entender e apreciar o trabalho, as opiniões, as convicções e as pontas sem nó, que Pondé joga para as pessoas refletirem! Se vamos juntar os nós, aí o livre pensamento decide, mas os desafios intelectuais são sempre lançados por pessoas inteligentes, porém singelas, singelas porque possuem bagagem suficiente para nos ensinar, informar e nos tratar com respeito, pessoas inteligentes são respeitosas, Jaime e Pondé são respeitosos com seus respectivos trabalhos e com o publico em suas entrevistas e com seus leitores.

Uma boa entrevista, muda tudo, e muda uma coisa muito importante, muda a nossa interpretação e traz a aproximação por conversas que sempre abordam temas informativos e reflexivos!

Jaime Spitzcovsky, sempre será uma boa conversa, seu talento como jornalista e entrevistador, nos rende muita reflexão e compreensão, sobre passado, presente e futuro, esse é o fundamento do jornalismo!

Jaime Spitzcovsky e Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé

Isntagram

Filósofo

Pondé, é um dos mais polêmicos pensadores do País e autor de uma das colunas mais discutidas da imprensa brasileira, publicada no jornal Folha de S.Paulo desde 2008. Graduado em Filosofia pela USP, é mestre em História da Filosofia Contemporânea pela mesma universidade e doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris, além de possuir pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv.

Views All Time
Views All Time
95
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *