Sustentabilidade

Gustavo Fruet e a cidade sustentável, Curitiba!

Gustavo Fruet nos relata como a sua gestão como prefeito da cidade de Curitiba, as opções para o desenvolvimento sustentável e valores sustentáveis para uma cidade e uma nação.

Uma cidade só pode ser chamada de sustentável se for humana em seus projetos e conceitos. Quando assumimos a Prefeitura de Curitiba em janeiro de 2013 fizemos a opção de concentrar investimentos em educação. Não que tenhamos descuidado de outras áreas, mas nossa prioridade sempre foi garantir futuro para as pessoas. Dar condições para que possam depender cada vez menos das “benesses” do Estado.

Agora, posso afirmar com segurança que nossa opção foi acertada. Curitiba tem hoje a melhor educação pública do País. O Índice de Educação do Ensino Básico (Ideb) 2016, recém divulgado pelo Ministério da Educação, coloca a capital paranaense com a mais alta posição entre as capitais.

Além do esforço dos nossos profissionais, este resultado foi possível graças à soma de uma série de iniciativas. O Projeto Equidade fez com que cada aluno tivesse seu desempenho acompanhado de perto. Em pouco mais de um ano, o projeto fez baixar a evasão escolar, a reprovação e melhorou o desempenho dos estudantes.

Reformamos escolas e creches. Ampliamos vagas: em 4 anos serão mais de 10 mil. Isso é mais que a soma dos 8 anos da gestão que nos antecedeu. Além disso, Curitiba foi a primeira cidade do país a atender a legislação e zerar a demanda para crianças de 4 e 5 anos.

Não bastasse isso tudo, nossa cidade ainda é campeã nacional de atendimento em período integral. Mais de 86% das nossas crianças de 0 a 5 anos que são atendidas pela rede pública, permanecem o dia todo nas creches e escolas.

Importante lembrar que conseguimos fazer isso tudo em meio a maior crise econômica e política já atravessada pelo Brasil. Todos os prefeitos brasileiros sabem do que estou falando: repasses do governo federal foram cortados. Cada vez mais, é preciso ter um diálogo transparente com a população. Os que pretendem governar um município, não podem mais tentar vender terreno na lua. A demanda por serviço público nas cida
des só cresce e em nenhum lugar do mundo as prefeituras assumem tanta responsabilidade como no Brasil.

Terminamos esta gestão tendo Curitiba como referência em inovação e sustentabilidade. Desde 2013, recebemos mais de 30 prêmios como o de Melhor Cidade do Brasil – reconhecida pela agência classificadora Austin Rating – e o 1º lugar em Governança e em Urbanismo no Connected Smart Cities 2016.

A atual gestão sedimentou as bases para implantar o que se chama de Cidade Inteligente. Curitiba precisa de um transporte de alta capacidade. Por isso, mantemos o projeto do metrô – que espera a confirmação de recursos do governo federal -, e abrimos edital para implantação de até quatro linhas de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneu (VLP), movidos com energias renováveis, que poluem menos e tem vida útil maior.

Curitiba é exemplo inspirador e por isso estou nesta campanha: com o desejo de fazer a cidade seguir em frente, humana e sustentável.

 

Gustavo Bonato Fruet é um advogado e político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista. Filho de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba, foi deputado federal por três mandatos e prefeito da cidade de Curitiba.

Views All Time
Views All Time
298
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *