Artigos

Etiqueta na Internet

Por Sarah Tempesta

É possível ser bem educado na internet?
Sim.
Vivemos em tempos de redes sociais e mensagens instantâneas. Fato!
A tendência é que a tecnologia propicie rapidamente ferramentas de comunicação muito mais ágeis para facilitar ou dificultar sua rotina. Facilita porque o telefone não é mais algo para falar com alguém, é uma ferramenta de trabalho. Dificulta porque muitas vezes você mesmo se “auto-sabota” e passa a ter e viver uma vida cibernética.
Se você estiver com alguém, num café ou restaurante evite o celular e todo o aparato que este aparelho oferece para que você esteja conectado com o mundo. Conecte-se com a pessoa que está ao seu lado ou seja, coloque sua atenção neste momento físico e não virtual!
Evite polemicas nas redes sociais, você se arrepende em dois minutos.
Evite enviar mensagens para as pessoas nos finais de semana, como por exemplo pessoas que não são intimamente ligada a você. Ainda somos humanos e os finais de semana gostamos de estar com nossas famílias ou passeando, é difícil por vezes responder uma mensagem.
Atenção nos horários, as vezes as pessoas não respondem mensagens porque estão dirigindo ou em alguma situação de trabalho, e até mesmo almoçando ou jantando.
Se você precisar por conta da urgência enviar uma mensagem nunca faça aquela pergunta: – pode falar?
Envie a mensagem curta e explique o fator urgência. É mais rápido e educado.
Não insista na mesma mensagem no mesmo dia, normalmente as pessoas lêem todas e respondem em tempo apropriado.
Nunca demore muito tempo para responder uma mensagem, é deselegante e mostra que você não leu ou não se interessou pelo remetente.
Não faça do seu celular a sua Síndrome de Estocolmo, algumas pessoas confundem amizade ou relacionamento de trabalho com a disponibilidade do outro, caso você tenha uma demanda de comunicação, telefone ou vá a casa da pessoa e resolva, toda situação de urgência é permitida a sua comunicação! De urgência!
Aos poucos vamos aprendendo… não é fácil pois é tão prático e prazerosa essa falsa impressão de que o mundo está dentro do seu celular! Não está o mundo está dentro de você.
Redes Sociais: por vezes parece um manicômio insalubre e cenário de terra arrasada, por vezes parece um deserto de insanidades, ofensas e mesquinharia e por vezes tem muita informação, gente bacana e fotos lindas!
A internet tem seus dois lados bem estabelecidos: o lado bom e o lado ruim. Faça sua opção.
Use e abuse da internet e do seu celular com todos os aplicativos. Mas aplique o respeito e seja uma pessoa feliz também fora do “mundo virtual”, eu sugiro um aplicativo que você pode baixar com uma cerveja e uns amigos: vida!

Views All Time
Views All Time
272
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *