Artigos Comunicação Sustentável Ensaios

Desenvolvimento pessoal e Lacan

Instagram

Desenvolvimento Pessoal e Lacan (Jaques Lacan, psicanalista 1901- 1981)

Desenvolvimento Pessoal, também é uma questão de sustentabilidade. Sustentabilidade filosófica e de comportamento social.

Desenvolvimento pessoal, é um tema sempre interessante quando estamos imersos em uma crise econômica, nós brasileiros estamos em crise econômica desde sempre, o que explica a existência dos livros de educação financeira, medicina alternativa, misticismo e espiritualidade, alimentação saudável e livros de boas práticas do mercado de trabalho e financeiro.

É interessante a condição de aceitação da sociedade, quando a crença de que todos os problemas relevantes se resolvem se aplicarmos as práticas de “desenvolvimento pessoal”.

Lacan, esticava a corda.

Desenvolvimento pessoal para Lacan, era o desenvolvimento da verdade!

Desenvolver a verdade, é algo útil e inútil se uma sociedade estiver adoecida, útil para a cultura do ódio e inútil para os mesmos que se desenvolve na cultura do ódio.

Por alguma razão, imersa em mistério, a humanidade revisita a cultura do ódio em todas as eras, e sempre em todas existem os gurus de desenvolvimento pessoal.

 É cada vez mais nítido, que a sociedade quebra as regras do verdadeiro conceito de desenvolvimento pessoal, a verdade! A verdade é a única via, onde as pessoas se desenvolvem.

Aguçar a verdade para Lacan, era independente de plataformas políticas. Para Lacan a verdade era resultado da coragem, síntese da sua teoria do espelho.

Para Lacan, o controle e o itinerário de nossas vidas, a única estação para embarcar e desembarcar era a verdade, e a verdade é o verdadeiro conhecimento de nós mesmos e conhecimento e empatia para com outras pessoas.

Nada justifica ou explica a mentira, nada explica a comercialização de um tema tão importante para todos nós, como a nossa experiência e escolha de nossos respectivos conceitos de desenvolvimento pessoal.

Lacan é fascinante, se estivesse entre nós, eu acredito piamente que Lacan seria um sustentabilista filosófico, ele se entre nós estivesse nos daria espelhos e enxadas para que nos observássemos em nossas hortinhas de quintais, e observaria se o nosso reflexo seria condizente com o discurso.

Respeite a sua verdade, não compre as formulas de desenvolvimento pessoal, a verdade nunca este à venda!

Estique a corda, mas não quebre os espelhos!

Instagram
Views All Time
Views All Time
86
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *