Artigos

Congresso Internacional em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal

A PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros) promoverá, entre os dias 8 e 9 de novembro, o NEOBRAIN BRASIL 2019, 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal.

O evento focará na “asfixia perinatal”, doença mais conhecida como a falta de oxigenação na hora do parto e que está entre as principais causas de lesão cerebral permanente em bebês em todo o mundo. Por isso, o objetivo do Congresso é possibilitar a discussão de temas como o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento; exame físico neurológico; monitoramento cerebral; atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.

“Estima-se que, no Brasil, nasçam de entre 15 a 20 mil bebês por ano, ou seja, aproximadamente 2 bebês por hora com asfixia perinatal, que é a falta de oxigenação em momentos próximos ao parto. A doença é uma das principais causas de morte (23% da mortalidade) e de lesão cerebral permanente em recém-nascidos no Brasil e no mundo’, diz Dr. Gabriel Variane, neonatologista e fundador da PBSF, organizadora do evento.

O lucro obtido com os ingressos para o evento será revertido para os atendimentos realizados pela APAE DE SÃO PAULO, que atua desde 1976 na prevenção da deficiência intelectual e de doenças graves por meio do Teste do Pezinho. O objetivo da parceria entre a APAE DE SÃO PAULO e a PBSF é focar na “prevenção dos pés à cabeça” por conta da sinergia entre as duas instituições em relação à prevenção de doenças no período neonatal.

“Essa parceria possibilitará a ampliação dos investimentos, com a renda obtida, em prevenção e diagnóstico precoce, por meio do Teste do Pezinho”, diz Isa Degaspari, gerente de Desenvolvimento Institucional da APAE DE SÃO PAULO.

Palestrantes internacionais

Está confirmada para o NEOBRAIN Brasil 2019 a presença de diversos professores nacionais e internacionais, que contribuirão para o ensino e a difusão do conhecimento sobre o tema para profissionais que atuam na área, como médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outros profissionais e estudantes de cursos relacionados à saúde.

O congresso possibilitará a discussão de temas como, o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento em estudo; exame físico neurológico; monitoramento cerebral (aEEG/EEG e NIRS); atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.

Views All Time
Views All Time
1054
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *