Brasil Educação

Como ocupar seus filhos pequenos durante a quarentena?

Essa pandemia levou brasileiros e brasileiras para uma quarentena onde confusões entre isolamento e distanciamento social se tornam rotina nos noticiários e muitos nem aguentam mais tanta informação, querendo apenas que a vida passe.

Muitos buscam manter-se completamente ocupados, existindo aqueles que estão em home office, outros estão focados em não perder seus empregos logo após a volta das férias forçadas.

Para quem é pai ou mãe, o confinamento é uma fonte de estresse e ansiedade por um outro bom motivo: como manter seus filhos ocupados quando escolinhas, parques e até os playgrounds estão fechados?

Então, resolvemos dar pequenas dicas para você e seu pequeno, separamos em tópicos com perguntas para ajudar

devo explicar sobre o coronavírus para meu filho?

Se o seu filho ou filha perguntar, sim, caso não pergunte, não vai adiantar nada você dar uma explicação chata sobre um “bichinho que vive em mão suja” e que veio lá do outro lado do mundo e que faz as pessoas tossirem até ir pro hospital, como você explicaria para uma criança de 4 anos.

como fazer eles aprenderem a limpar as mãos?

O importante é que lavar as mãos deve ser um ato divertido, jamais uma punição, podendo ser, desde uma competição para quem lava a mão melhor. Vocês podem cantar a clássica música “Uma lava outra, lava uma mão”

Arnaldo Antunes – Rá Tim Bum – Lava uma mão

Agora, você pode ir na versão do Palavra Cantada, se preferir

Claro que o Elmo tem sua versão, “Lava em cima, Lava embaixo e use sempre o sabão”

Sésamo – Elmo ao Lavar as mãos

como posso ensinar os meus filhos a falarem corretamente?

Esse é um desafio importante, a cada dia as pessoas tendem a desenvolver de forma muito deficiente o nosso idioma, então, segue uma lista para te ajudar.

  1. Converse tranquilamente durante as refeições. Portanto, sem televisão, telefone, tablet, rádio ou música.
  2. Faça um gerador de imagens com fotos ou desenhos recortados de um catálogo ou revista.
  3. Compartilhe uma receita para cozinhar e preparar refeições.
  4. Leia e releia livros infantis. Porque a repetição é um fator importante em todo o aprendizado.
  5. Escreva juntos listas de compras de supermercado, supermercado ou mercado, cartas aos avós ou amigos.
  6. Conte histórias com personagens, como bonecos ou figuras de papelão que vocês podem criar juntos.
  7. Cante, aprenda rimas ou canções infantis, ouça histórias gravadas para trabalhar nas articulações e na memória.

(você vai reconsiderar o uso do YouTube em sua casa ao ver a profundidade de alguns temas, mas não é deixar a criança sozinha, mas fazer junto, você pode até criar playlist para seu pequeno, mas fazer junto reforça o aprendizado)

Fábulas de Esopo são um excelente exemplo de contos infantis que devem ser trabalhados

meu filho tem de 0 a 3 anos, o que eu faço?

Faça torres de cubos . Para os mais pequenos, mas que ainda conseguem pegar objetos com seus dedinhos.

Quebra-cabeças embutidos , com animais, carros, aviões, cacas ou qualquer outra coisa, mas existem centenas deles. Estes são seus primeiros quebra-cabeças, e faz o tempo passar.

Pinte com os dedos . Para isso, é necessário que você organize um mínimo de seu interior, se não quiser acabar com impressões digitais de todas as cores nas paredes. Basicamente, você precisa de uma lona (ou um pano), tinta para crianças (não tóxica) ou até mesmo, se você realmente não quer correr um risco, você pode misturar iogurte natural com corante alimentar. Lembre-se, pintar com os dedos é uma aventura, e como toda aventura, precisa de uma roupa especial (velha) que pode ser suja a vontade

Faça-o participar da preparação da refeição. Mesmo se ainda estiver muito alto para bater ovos ou fritar panquecas, você sempre pode instalá-lo com você enquanto cozinha e ajudá-lo a derramar a farinha em uma saladeira, fazê-lo provar os pedaços legumes que você prepara, toca comida, porque nessa idade, a comida é descoberta por todos os sentidos, não apenas pelo sabor.

Brincar com caixas. Não são apenas os gatos que se encantam com caixas, as crianças também, basta estimular, unir caixas com as histórias pode ficar divertido

Views All Time
Views All Time
230
Views Today
Views Today
3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *