Bruna Klim

Alcançar uma educação de qualidade é a base para melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável. A empresa IDEA colabora com a melhoria do acesso à educação a todos os níveis quando desenvolver jogos cuja intenção é para alcançar novos progressos em direção aos objetivos da educação formal no Brasil.

Os jogos da IDEA, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, propõe-se ser uma alternativa para as práticas pedagógicas na escola, e de outras possibilidades envolvidas na formação do aluno.

Os jogos têm como objetivo promover o brincar e, por meio de mecânicas empolgantes, envolver os alunos na aprendizagem do conteúdo a fim de favorecer a qualidade do ensino.

São jogos que atendem desde 2 anos ao Ensino Fundamental II, nas áreas de Português, Matemática, Ciências, e de Cidadania.

É importante salientar que nos jogos estão envolvidas habilidades de resolver situações-problema; tomar decisões; compreender, de cooperar e colaborar; lidar com regras; trabalhar em equipe; além de lidar com as emoções; aprender com o erro e respeitar os colegas. Para que isso aconteça, os alunos deveriam jogar diariamente, para não ser surpresa ou novidades, mas combinados com diferentes experiências de aprendizagem, roda de conversa, debates, dramatizações, para promover ou exercer conteúdos curriculares.

Os jogos da IDEA apresentam uma série de objetivos didáticos que estimulam o saber e tornam o processo de aprendizagem mais agradável. Para os professores, o jogo pedagógico pode fazer parte do planejamento e estabelecer relações com os conteúdos e, assim, são dadas a oportunidade para aumentar o interesse do aluno em sala.

Para cada jogo há um guia com as características dos jogos, a intenção didática, objetivo didático, regras, seções como o momento do jogo propriamente dito, ampliação do jogo e atividades de sistematização para serem utilizadas depois do jogo.

Os jogos pedagógicos não vão resolver todos os problemas existentes numa sala, mas podem ajudar a despertar o interesse dos alunos de forma divertida e sem esquecer que o jogo é uma atividade séria.

Em suma, é possível que a atividade de jogar seja agradável e adequada e impressionante para alunos.

Nenhuma tentativa será em vão no momento de quer transformar a sala de aula em um espaço de descoberta e solidariedade, conhecimento, respeito pelas ideias e diversidade, treinamento de cidadãos crítico e útil para a sociedade …

O ato de jogar incentiva os alunos a refletir sobre novas aprendizagens que podem ser construídas a partir dos conceitos estudados e de suas experiências vividas em sala de aula.

 

Bruna Klim
F:(41) 98478-3422
F:(41) 99155-3029

http://www.ideajogos.com.br

Views All Time
Views All Time
258
Views Today
Views Today
1


Posts relacionados

Diálogo das Águas!

Empregabilidade e sobre o processo de (re)habilitação profissional dos portadores de necessidades especiais (PNEs)

Políticas públicas para a sustentabilidade