Artigos Brasil Comunicação Sustentável Mundo

As bonecas russas são de madeira

Instagram

As bonecas russas são de madeira

As bonecas russas são de madeira, inquebráveis!

Talvez as bonecas russas de madeira, seja um símbolo ou uma metáfora da força e determinação do povo russo, e este, que por tantas batalhas passou, manteve-se em suas terras geladas, dividindo batatas e mel entre os seus.

Dizem que os russos lêem poesia, uma dicotomia, entre batalhas e divisão de batatas para alimentar o povo russo, poesia e bonecas!

É impressionante, imaginar um brasileiro dentro da Rússia, literalmente dentro, observando e escrevendo sobre as transformações daquele pais complexo e recortado por guerras, disputas de territórios, conflitos religiosos e o mais profundo sentimento de se sentir geograficamente do outro lado do mundo.

As diferenças entre o Brasil e a Rússia, são inesgotáveis e algumas fáceis de elencar: comida, clima, cultura, filosofia, religião e absorção, porque nós em qualquer lugar que possamos estar, absorvemos o local, a região. Um brasileiro na Rússia pode estar a beira de um colapso ou colapsar todos a sua volta.

A coragem não faz um homem, um homem faz a coragem, e viver na Rússia quando o mundo viveu uma de suas maiores transformações em meados dos anos 80, como a queda do muro de Berlim ( eu era bem pequena e me lembro da frase: “é a paz na Terra..”), e a queda do muro “talvez”, mudaria a geopolítica, mas o mundo ainda é o mesmo, mas um brasileiro como Jaime Spitzcovsky, que viu e sentiu todo aquele momento, se transformou e conseguiu entender onde estava e o que faria com toda aquela bagagem que iria trazer do outro lado do mundo: nos contar, nos reportar aos fatos reais, isso é coragem!

O jornalismo é feito da ausência do medo, da entrega e do adaptar-se.

As bonecas russas em 1989 eram de madeira e em 2020, ainda são, as bonecas brasileiras são feitas de pano, bordadas pelas avós, pelas mães e pelas filhas.

Ainda estamos aqui no Brasil, costurando a nossa história, e aparentemente temos muito o que aprender com os russos, aprender como dividir o mel e as batatas, para que tenha alimento para todos.            

Jaime Spitzcovsky
Views All Time
Views All Time
95
Views Today
Views Today
3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *