
As bonecas russas são de madeira
As bonecas russas são de madeira, inquebráveis!
Talvez as bonecas russas de madeira, seja um símbolo ou uma metáfora da força e determinação do povo russo, e este, que por tantas batalhas passou, manteve-se em suas terras geladas, dividindo batatas e mel entre os seus.
Dizem que os russos lêem poesia, uma dicotomia, entre batalhas e divisão de batatas para alimentar o povo russo, poesia e bonecas!
É impressionante, imaginar um brasileiro dentro da Rússia, literalmente dentro, observando e escrevendo sobre as transformações daquele pais complexo e recortado por guerras, disputas de territórios, conflitos religiosos e o mais profundo sentimento de se sentir geograficamente do outro lado do mundo.
As diferenças entre o Brasil e a Rússia, são inesgotáveis e algumas fáceis de elencar: comida, clima, cultura, filosofia, religião e absorção, porque nós em qualquer lugar que possamos estar, absorvemos o local, a região. Um brasileiro na Rússia pode estar a beira de um colapso ou colapsar todos a sua volta.
A coragem não faz um homem, um homem faz a coragem, e viver na Rússia quando o mundo viveu uma de suas maiores transformações em meados dos anos 80, como a queda do muro de Berlim ( eu era bem pequena e me lembro da frase: “é a paz na Terra..”), e a queda do muro “talvez”, mudaria a geopolítica, mas o mundo ainda é o mesmo, mas um brasileiro como Jaime Spitzcovsky, que viu e sentiu todo aquele momento, se transformou e conseguiu entender onde estava e o que faria com toda aquela bagagem que iria trazer do outro lado do mundo: nos contar, nos reportar aos fatos reais, isso é coragem!
O jornalismo é feito da ausência do medo, da entrega e do adaptar-se.
As bonecas russas em 1989 eram de madeira e em 2020, ainda são, as bonecas brasileiras são feitas de pano, bordadas pelas avós, pelas mães e pelas filhas.
Ainda estamos aqui no Brasil, costurando a nossa história, e aparentemente temos muito o que aprender com os russos, aprender como dividir o mel e as batatas, para que tenha alimento para todos.


