Alunos da UEMG Divinópolis criam aplicativo que possibilita monitoramento das nascentes. I
nicialmente o aplicativo está sendo utilizado na cidade de Divinópolis – MG, mas há grande capacidade de ampliação do projeto.

A atitude sustentável partiu de estudantes do 8º período do curso de Ciências Biológicas da UEMG Divinópolis. Em parceria com o curso de Engenharia da Computação da unidade, foi desenvolvido o aplicativo Olhos D’Água, cujo principal objetivo é ser uma ferramenta de monitoramento da situação das nascentes do município.

Disponível para download gratuito em celulares com sistema Android, o aplicativo funciona da seguinte forma: quando encontra uma nascente contaminada ou em risco, por exemplo, o voluntário faz imagens daquela nascente e as envia, por meio do aplicativo e com outras importantes informações, a um banco de dados da Associação Nascentes Bela Vista (ANBV), ONG socioambiental divinopolitana também parceira no desenvolvimento do aplicativo. Após análise, as denúncias são encaminhadas, de forma ágil, aos órgãos responsáveis pela solução dos problemas.

Preservação

Segundo o estudante Jordy Junio Nogueira Melo, um dos idealizadores do projeto, a partir do momento em que utiliza o aplicativo, cada cidadão passa a ser um agente fiscalizador do meio ambiente.

O projeto contou com a orientação do professor Adriano Guimarães Parreira e Alexandre Túlio Amaral Nascimento, também do curso de Ciências Biológicas. Além de Jordy, participaram do desenvolvimento do projeto os estudantes Danielly Fernanda da Silva, Rafael Antônio de Oliveira, Rayane Gonçalves Nunes e Rodrigo Alves de Almeida, também do curso de Ciências Biológicas e suporte do professor Jhonatan Fernando de Oliveira e do estudante João Marcos Duarte, do curso de Engenharia da Computação da unidade.

Ouça a entrevista na íntegra, com professores e alunos envolvidos no Projeto:

Baixe o Aplicativo “Olhos D’água” para Android, aqui.

Views All Time
Views All Time
735
Views Today
Views Today
3


Posts relacionados

Água!

De crime em crime, os responsáveis seguem impunes… O que fazer?

Coisas boas, atraem coisas boas! Pode acreditar!

Maçã, glicerina e 5 outros motivos para manter-se conectado!

O uso do Ácido Fólico, o recorde de vendas em dezembro…

Educação e Sustentabilidade!