Artigos

Antropoceno, o homem e o mundo.

Por Rafael Santos

A principal diferença entre holoceno e antropoceno é que o homem se transforma de força biológica para força geológica. As ações humanas estão influenciando as grandes transformações no mundo em ritmo acelerado.

Antropoceno é uma tese ainda polemica defendida pelos cientistas atuais, é uma discussão ainda aberta de quando ela vai ser reconhecida do ponto de vista histórico. Ainda não há um consenso de quando essa era geológica começou, o consenso gera em torno das ações humanas e de como elas influenciam na dinâmica da terra.


Alguns especialistas defendem seu inicio na revolução industrial, outros defendem já nas grandes navegações quando já havia intercambio de material biológico, há ainda aqueles que defendem seu inicio pós artefato da explosão no pós-guerra e outros vão defender seu inicio no uso desenfreado dos combustíveis fosseis associado a sociedade de consumo.

Mais importante que definir seu inicio, nós temos que assumir enquanto sociedade que já estamos gerando alterações importantes que tem repercussão na dinâmica planetária. Nesse sentido é preciso a sociedade repensar suas praticas de consumo.


A exploração e uso desenfreado dos recursos naturais não renováveis gera alteração climática e interfere na dinâmica da terra. A emissão de gases poluentes na atmosfera geram consequências como a chuva ácida, que é a chuva poluída com gases lançados na atmosfera. Chuva essa que altera a composição do solo dos recursos hídricos, além de destruir as vegetações e plantações.

É importante ressaltar que além da chuva ácida a emissão de gases poluentes gera também inversão térmica, destruição da camada de ozônio e interfere no efeito estufa, fenômeno natural e importante para a vida no planeta. Essas alterações no efeito estufa provocadas pela poluição gera o aquecimento global.


O aquecimento global é a maior preocupação dos cientistas nessa era geológica, pois se não for encarada como problema por vários setores da sociedade pode afetar a sobrevivência humana. Para amenizar os impactos causados pela emissão de gases poluentes, instituições do terceiro setor (ONGs) tem feito pressão aos presidentes e chefes de estado para diminuir essas emissões. Essa medida alerta para urgência de se pensar politicas de redução de poluentes visando amenizar o problema. Por outro lado os países mais industrializados do mundo assinaram um acordo (Protocolo de kyoto) que tem servido como instrumento internacional para redução de gases poluentes.

O desafio do antropoceno é repensar as praticas humanas para elas não interfiram na sobrevivência das próximas gerações, para isso é importante conseguir que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma racional e responsável de modo a garantir a vida na Terra.

“Sonho, Utopia e expectativa de futuro como transformação do meio e do individuo”

Views All Time
Views All Time
1472
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *