Sustentabilidade

Águas. O que temer?

Por André Laudanna

Temer, o fim das águas potáveis, apesar de necessário estado de alerta, é descrer e perder um pouco de tempo em se trabalhar as inúmeras possibilidades de utilização que a tecnologia já nos possibilita; Isto é fato! Dentro da possibilidade econômica que sabemos haver em nosso país, recursos enfim, além do suficiente e disponíveis as nossas necessidades!

E parece nos também que tudo já foi falado, escrito e proposto sobre a água, questão sanitária, de distribuição, físico-químicas… Realmente muitos ângulos e muitos produtos, soluções. Mas qual o problema?
Uma enxurrada cinza levada ao meu pensamento vem como resposta, pessoal. Imagens de memórias paulistas forçadamente acostumadas ao leito do rio-esgoto Tietê, nas bandas capitais…
Ruas lavadas, lixos levados, ônibus lotado e transpirado, trânsito sem fluidez.
Solução, solução!?
Mesmo estando imunda, a água evapora limpa! O elemento água; Este, pode tanto nos exemplificar com seu ciclo imutável!
Ah se pudéssemos evaporar nossas cidades mal planejadas e as gotejar novamente translúcidas sem toda a imundice que vemos, medimos e sentimos. Aaah! Transpirar junto as consciências que se abstiveram do zelo a vida em sua forma mais essencial, a aquosa, o mineral. Ah se por osmose puséssemos, tecnologias, as dissolvendo sobre os papéis e sob as canetas dos administradores públicos e privados; Assim firmássemos a renovação, com a real evolução na responsabilidade do uso da água e demais.
Hoje muitas vezes sem o conhecimento ou vontade, da privada, descem o que poderia ser a fertilização a nutrição, vitalidade. E abandonadas, juntar-se-ão a tantos outros preconceitos estagnados num leito de lodo de esgoto, contaminado, daquilo que não tomou consciência. Do que ainda aguarda ser iluminado, arejado e purificado para fertirrigar, produtivamente.
Má gestão? Ou digestão; do conhecimento dos valores, de cada ciclo na natureza. Pois todos os ciclos de vida passarão e serão passados pela água…Portanto:
Temer, pra que? Isto também passará!

André Laudanna Patrício (@alaudanna) laudannaap@gmail.com
Biólogo e Ativista Global.

 

Views All Time
Views All Time
451
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *