Sustentabilidade

A Sustentabilidade e o significado das atitudes!

Por Rennan Toledo

Para dar inicio não podemos ignorar o termo sustentabilidade levando em conta apenas na direção de uma “metamorfose” civilizatória e também não apenas como uma terminologia vaga ou despolitizada, sendo o foco sobre sustentabilidade parece só ter sentido a partir das noções de cidadania e transformação social.

Levando em conta o contexto etimológico do termo sustentabilidade, que significa, conservar em bom estado, suportar, manter, resistir, continuar.

Toda a discussão que a envolve deveria estar associada também a um sentido de tempo com a integração entre passado, presente e futuro completamente ligada a uma esfera ecológica e sociocultural, tendo como horizonte uma sociedade consciente e responsável.
 
A noção de sustentabilidade abrange um significado ainda mais amplo do que o de desenvolvimento sustentável, porque existe um sentido de ação política que exige a fundamentação de dois eixos distintos e independentes, o primeiro de uma sustentabilidade ecológica, ambiental e demográfica que é parte física dos processos de desenvolvimento e de equilíbrio da natureza diante a ação humana.

Já a segunda consiste na sustentabilidade cultural, social e política essas relacionadas a qualidade de vida, construção de cidadania e participação social no processo de desenvolvimento. 

Sendo assim o desenvolvimento sustentável se aplica a uma condição contemporânea primordial ao próprio desenvolvimento humano. Atividades humanas e empreendimentos , nas suas interações sociais e ambientais devem se fundamentar em critérios de respeito à justiça social, através dos mais diferentes valores culturais envolvidos, contudo a adoção de hábitos de consumo responsáveis e conscientes é essencial, porque significa a adoção de padrões de consumo e produção sustentáveis. É necessária a busca por energias alternativas menos poluidoras. É preciso reduzir a quantidade de lixo, evitar o hoje desenfreado desmatamento de florestas e a exploração excessiva dos nossos recursos naturais.

Levando em conta os dias atuais, agir de modo sustentável no seu cotidiano não é perder de vista a importância e o significado das atitudes voltadas a necessidade de usar os recursos naturais sem desperdício, levando em conta não só as necessidades e direitos dessas, mas também das próximas gerações. Cabe ao cidadão deveres e obrigações diante o avanço dos problemas ambientais, seja pela destruição assustadora dos recursos naturais ou pelo maior conhecimento e conscientização acerca do significado dessa destruição.

Para finalizar ser um cidadão sustentável é vivenciar um conjunto de valores, atitudes, princípios e comportamentos que demonstrem uma nova percepção do planeta como uma única comunidade. É preciso também como diz todo ecologista de carteirinha: “Pensar global e agir local!”

Views All Time
Views All Time
1620
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *