Artigos Comunicação Sustentável Mundo Sociedade

A Rússia de Jaime Spitzcovsky!

Instagram

A Rússia de Jaime Spitzcovsky!

Ir para a Rússia não é fácil, independente da época, mesmo para um jornalista, existem algumas barreiras: idioma, cultura, organização social russa (que é bem diferente do Brasil), clima, alimentação e a dificuldade maior: o temperamento dos russos. Os russos são conhecidos pelo temperamento forte e sistemático, e são muito reservados ( obviamente por tudo que aconteceu no país, revoluções, ditaduras, Perestróica , mas certamente a “guerra fria”, foi o fator mais preponderante do comportamento reservado e desconfiado dos russos).

Jaime Spitzcovsky, em uma entrevista que ele concedeu, em um canal da internet disse: “ – na Rússia, tinha a “cultura da fila”, havia fila para tudo, e até mesmo quando saiamos de casa, falávamos discretamente, para que não nos ouvissem, o mais impressionante era a falta de pão em um país que desenvolvia a alta tecnologia (…)”. Isso é a parte de muitos dos seus relatos de quando esteve na Rússia, em meados dos anos 90. Muita coisa mudou, mas nós não sabemos nada sobre a Rússia na verdade, porque não fomos até lá, talvez a única coisa que não mudou foi o lago Baikal!

Jaime Spitzcovsky, tem origem russa, mas ainda sim é um brasileiro, e um brasileiro na Rússia, obviamente compreendeu tudo sobre aquele país e as pessoas, os brasileiros são generosos quando observadores!   

Jaime Spitzcovsky, fala com muito entusiasmo da sua experiência na antiga União Soviética, naquele tempo ainda era a União Soviética, e isso fez dele um dos maiores especialistas no Brasil em geopolítica, sempre convidado para palestrar e ele já conquistou pessoas, que tem interesse em geopolítica. Na verdade todos nós gostamos de geopolítica, todos nós gostamos do mundo e aprender sobre o mundo.

Jaime Spitzcovsky, não esconde o amor que tem pela Rússia e toda a sua experiência naquele país, o que torna seu trabalho real, concreto e inspirador.

Jaime Spitzcovsky, talvez tenha realizado o sonho de conhecer a origem de seus parentes, o sonho de ser um jornalista na Rússia e valorizando as pequenas coisas, os pequenos afazeres do cotidiano em outro país. São esses sonhos que tornou Jaime Spitzcovsky um dos maiores jornalistas do Brasil.

As histórias de Jaime, nos faz lembrar muito das histórias do cineasta Paolo Sorrentino.  

O mundo fica interessante e com mais esperança porque os contadores de histórias nos faz gostar cada vez mais do mundo e de todo mundo!

“ Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas um grande motivo para ser feliz!”  Mário Quintana.       

Foto Revista Veja
Views All Time
Views All Time
87
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *