Água Artigos Brasil Sustentabilidade

A palavra RETENO

O reteno , metil isopropil-fenantreno ou 1-metil-7-isopropil-fenantreno, C18H18 , é um hidrocarboneto aromático policíclico presente na fracção de alcatrão de carvão , com ponto de ebulição acima de 360 ​​°C. Ocorre naturalmente nos alcatrões obtidos pela destilação de madeiras resinosas . Cristaliza em grandes placas, que fundem a 98,5 °C e fervem a 390 °C. É facilmente solúvel em éter quente e em ácido acético glacial quente. O sódio e o álcool amílico em ebulição reduzem-no a um tetrahidroreteno, mas se este for aquecido com fósforo e ácido iodídrico a 260 ° C, forma-se um dodeca-hidreto. O ácido crômico oxida-o para retenar quinona, ácido ftálico e ácido acético . Forma um picrato que funde a 123-124 ° C.

estrutura molecular do reteno

Um estudo recente mostrou que o reteno, que é um componente do PM10 orgânico da Amazônia, é citotóxico para células pulmonares humanas.

Quando o produto químico puro é pesado e diluído, use um respirador de meia-face aprovado pelo NIOSH equipado com um cartucho de vapor orgânico / gás ácido (específico para vapores orgânicos, HCl, ácido ácido e SO2) com um filtro de poeira / névoa. (NTP, 1992)

A exposição de células pulmonares humanas a partículas menores que 10 µm (PM 10 ) aumentou significativamente o nível de espécies reativas de oxigênio (ROS), citocinas inflamatórias, autofagia e danos no DNA. A exposição continuada à PM 10 ativou a apoptose e a necrose.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que, em 2012, aproximadamente 7 milhões de pessoas – uma em cada oito mortes globais totais – foram resultado da exposição à poluição do ar

Nos primeiros momentos de exposição, as células pulmonares começaram a produzir grandes quantidades de moléculas pró-inflamatórias. A inflamação foi seguida por um aumento na liberação de espécies reativas de oxigênio (ROS), substâncias que causam estresse oxidativo. Grandes quantidades de ROS causam danos às estruturas celulares.

Você pode ter mais informações aqui e aqui.

Views All Time
Views All Time
267
Views Today
Views Today
4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *