Artigos Brasil Comunicação Sustentável Cultura de Direitos Direitos Humanos, Juventude e Cultura

A natureza cautelosa da conversa!

Ilustração Pinterest

Convivência e comunicação, aparentemente duas atitudes inerente aos seres humanos, hoje é luxo. Conviver e comunicar, no atual contexto, necessariamente não estão e não são, congruentes.

As pessoas tem sido muito “cautelosas” em suas falas, mensagens ou em comunicação aleatória, mas evitam a convivência. A convivência entre as pessoas tem sido um desafio, todos os dias. Mas as pessoas fingem cautela, é só uma sobrevivência social.

A convivência é (atualmente) extremamente necessária para o desenvolvimento de um comportamento sustentável.

Algumas pessoas são sustentáveis, outras pessoas estão tentando ou definitivamente deixando de ser sustentáveis, quando são sustentáveis buscam e exercem valores da Sustentabilidade, quando não são sustentáveis as pessoas são inseridas totalmente digital, são escolhas. Pessoas por inúmeras razões estão mais confortáveis em uma escolha individual e são mais independentes, mas em ambos os casos existe a natureza cautelosa do diálogo!

A natureza cautelosa do diálogo ou da conversa, é um método social, um código social de convivência quase pacífica e quando mal decifrado o código, um diálogo se transforma em desconstrução do outro, vulgarmente chamado intriga ou usurpação da personalidade alheia, basicamente quando você fala de outra pessoa para outra pessoa inventando um ser mítico de super poderes mas inócuo no mundo, em realidade você está falando de si próprio mas usurpa a personalidade do outro e assim cria-se uma rede de intrigas quando não existe a natureza cautelosa do diálogo!

Hoje em dia, não existe mais cautela, existe whats app, e nele cabe tudo, menos a cautela!

É óbvio que a tecnologia é fundamental no cotidiano, mas a sustentabilidade é essencial para a vida neste planeta, a maior parte do dia as pessoas acreditam que são sustentáveis porque não produzem lixo pois estão nos aplicativos dos celulares, em realidade as pessoas passarem o dia todo em aplicativos de celulares repassando mensagens sem a natureza cautelosa, também é um ato de poluição, poluição conceitual, e essa é uma das grandes derrotas da vida, pensar e se comunicar e não conviver com outras pessoas de forma mais sadia e agregando sustentabilidade em suas vidas.

Um simples minhocário em uma caixa em seu quintal, pode te transformar em uma pessoa mais simples e tranquila, um celular conectado o dia todo em sua vida pode te transformar em um ser isolado que multiplica ideias alheias de pessoas que você nunca vai conhecer!

Sempre, a natureza cautelosa do diálogo ou da convivência, vai te proporcionar experiências incríveis e com consequências inovadoras em suas vida!

Pessoas cautelosas, imediatamente transformam o mundo.

Ilustração Pinterest

Views All Time
Views All Time
431
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *