Entrevistas

A fotografia tem o papel fundamental de documentar!

Sarah Tempesta entrevista Ricardo Stuckert.

Como a fotografia dialoga com as pessoas?

A fotografia tem o poder universal de dialogar por meio das imagens. Não precisam palavras, a imagem fala por si só.
O fato de hoje todo mundo ter uma câmera fotográfica no bolso e o celular poder fazer fotos boas, fez com que as pessoas se aproximassem do mundo da imagem. E fotografia, neste sentido, tem sido uma grande tradutora. Ela é capaz aproximar pessoas de diferentes realidades, de outros mundos dos quais eu dificilmente teria como me aproximar se não fosse por ela.
Agora, estou trabalhando em um projeto sobre os índios brasileiros. Comecei a fotografá-los em 1997 e em 2015 resolvi retomar este trabalho. E tem sido fantástico conhecer este universo por meio da fotografia. A linguagem da imagem é universal, é uma forma de expressão fantástica.
A fotografia não é só o meu trabalho, é a minha vida. Nasci em uma família de fotógrafos. Tudo que eu aprendi, tudo que eu sou, a maneira como vejo o mundo é por meio da fotografia.

É possível que o fotógrafo tenha um papel fundamental para trazer através das imagens o “mundo”?

Por meio das imagens podemos trazer o distante para perto, podemos mostrar o mundo, ter acesso a uma realidade diferente daquela que estamos acostumados. Eu, por exemplo, procuro passar pelas minhas fotos a emoção, o sentimento, o que eu penso, minhas ideias, minha ideologia inclusa. A fotografia é minha forma de vida, é a forma como eu vejo o mundo.
Eu tenho prazer pelo que faço. Nasci vendo meu pai, Roberto Stuckert, com uma câmera na mão. Fotografo porque me realizo, pelo desejo de mostrar aquilo que não foi visto, pela vontade, para mostrar a importância da imagem, para levar o desconhecido ao mundo. E a fotografia tem este papel fundamental de documentar, de manter a memória viva dos fatos, pessoas e acontecimentos.

Views All Time
Views All Time
905
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *