Arte de Encantar com os 4 elementos, por Julia Salido Alves, Pedagoga e Artesã.

Arte da terra e do fogo:
A natureza do Brasil tem muitos encantos, principalmente para aqueles que tem olhos de criança. A Encantos da Jurema nasceu de uma admiração pelo urucum, fruto do urucuzeiro, uma planta originária da América tropical, também conhecido como colorau, urucuba, uru-uva e alçafroeira. Quando triturado se transforma em um pigmento muito utilizado pelos indígenas como protetor do sol, do veneno da mandioca brava e ainda como repelente contra insetos. Com esse fruto produzi um batom natural, que é fervido com óleo de coco e cera de abelha, altamente hidratante e revitaliza os lábios. Serve também para pinturas corporais, estilo indígena. Trazemos em nossas memórias ancestrais a arte de pintar, talvez por isso foi muito aceito pelas crianças que adoram se pintar e também pelas pessoas que amam urucum e não resistem ao cheirinho de coco com urucum. Atualmente estou testando uma cera vegana, chamada cera de carnaúba.

Arte do ar:
Desde criança também tenho muita ligação com as ervas, e acabei realizando um curso de terapia Fitoenergética, que utiliza a energia das ervas para equilibrar os chakras. Assim dei início a outra linha de produtos da Encantos da Jurema, que foram as almofadas aromáticas de ervas. Comecei a sentir os benefícios que traziam para meu sono e comecei a produzir travesseiros, tapa olhos e bolsas térmicas de ervas. As bolsas térmicas também são ótimas para dores musculares, lesões, cólicas menstruais, cólicas de bebês, artrite, artrose e bursite. O encanto que as ervas me trazem é toda essa cura, minha vida é muito melhor junto com elas me auxiliando e cuidando de mim. Através das almofadas aprendi a costurar, mais uma arte que acredito trazermos de memórias ancestrais. Assim só tenho a agradecer, por ver tantas cores lindas dos tecidos, do urucum e do cheiro das ervas.

Arte da água:
Por ser nascida na região da Mantiqueira, Circuito das Águas, tenho um enorme amor pelas águas e reconheço como é importante esse elemento ao nosso redor. Por isso desenvolvi uma forma de Água Terapia, montei uma mini fonte de água, com a água saindo de dentro do bambu e caindo sobre as pedrinhas num som bem relaxante. É incrível poder enfeitar cada fonte de uma maneira especial, colocando pequenas florzinhas de enfeite e o todo contato com o bambu para corte e reparos. A fonte de água é altamente benéfica para o relaxamento e também serve como bebedouro para gatos.

Essa é a história da Encantos da Jurema e toda arte que a envolve. A melhor arte é aquela que sai do coração e traz, de alguma forma, o bem para as pessoas.

Instagram: @encantosdajuremaoficial

Views All Time
Views All Time
582
Views Today
Views Today
4


Posts relacionados

Mulheres encarceradas: privação de liberdade e da condição humana

Curitiba e o medo da favela

Projeto “Sim, eu posso” (parte 2)

Vaqueiros do boi

Casamento tóxico!

Coach! Perca o preconceito.